PT | EN | ES
INÍCIO > NOTÍCIAS > Tudo começa com o tratamento do material

Tudo começa com o tratamento do material

mai, 2018
A lã é considerada um dos materiais mais resistentes e, para além disso, tem uma vantagem em relação à sua manutenção porque não é uma fibra em que a acumulação de sujidade seja tendenciosa. Esta chega à nossa empresa com uma brancura única, possibilitando, assim, o tingimento e absorção de todas as cores e tons.

Mohair (ou lã fina) é uma das fibras naturais mais antigas. Proveniente do pelo da Cabra Angorá, este material possui na sua composição o pelo da cabra e seda. Este material, tal como a lã, é facilmente tingido mas também apresenta várias cores sem corantes graças ao tom do pelo do animal (branco, castanho e preto).


Lavagem
Na tinturaria, a lã vêm em fio e sem tratamento sendo esta 100% natural. É aqui que a magia começa. O material é lavado na máquina de braço com água quente e produto específico para eliminar a gordura animal e purificar a lã. Esta máquina é automática, contudo, ainda efetuamos a lavagem na barca, isto é, a lã é lavada à mão num tanque de metal com a mesma utilização de produto.



Tinturaria
É no laboratório que criamos todas as cores. Com o departamento de tinturaria da Ferreira de Sá, oferecemos um leque variado de cores para satisfazer a necessidade dos nossos clientes sem criar barreiras. Nestes 72 anos, criamos mais de 318 cores em lã e lã fina que estão presentes nas caixas de pompons. Cada cor tem a sua receita, isto é, junção de corantes, forma de tingir e secar. Este processo é um dos segredos mais bem guardados da empresa e sem dúvida um passo essencial para a criação de um tapete especial e único.


Tingimento do fio
Depois da criação do corante, o fio é tingido na máquina “armário”. É neste passo que o material transita da sua cor natural para a cor que o cliente deseja. Cada cor têm o seu tempo de tingimento e o processo é efetuado com vapor de água e produtos específicos. A lã pode ser tingida as vezes que forem necessárias sem perder a qualidade do fio.


Secagem
A secagem é o último passo da tinturaria. Depois de alcançar a cor certa, o fio é conduzido para a máquina de secar. Este processo é definido dependendo do tipo de cor e não se misturam cores diferentes na mesma secagem. De seguida, o material é transportado para a centrifugadora onde é retirado o excesso de água. Por fim, a lã é armazenada na estufa.



O Stock
Após a finalização do processo de tinturaria, a lã é transportada para as bobinadeiras, onde será transformada em bobina ou rolo. Por fim, são armazenadas nos respetivos stocks e prontas para utilização.

PARTILHAR



SUBSCREVER NEWSLETTER
CONTACTO
Tapeçarias Ferreira de Sá, S.A.
Rua Ferreira de Sá - Silvalde, 50
4500-629 Espinho | Portugal
Telemóvel: (+351) 918 617 133 | (+351) 964 594 020
Telefone: (+351) 227 333 070 Fax: (+351) 227 333 079
E-mail: info@ferreiradesa.pt

SUBSCREVER NEWSLETTER

© FERREIRA DE SÁ 2018. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

PROJETOS COFINANCIADOS PELA EU.
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo: “Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto”, Rua Damião de Góis, n.º 31 – Loja 6, 4050-225 Porto. Tel.: 225 508 349/225 029 791, Fax: 225 026 109, E-mail: cicap@mail.telepac.pt, web: www.cicap.pt. Mais informações em Portal do Consumidor: www.consumidor.pt.